IND.BIO

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

A técnica da inseminação artificial bovina vem crescendo anualmente, respaldada nos inúmeros benefícios para pecuária de corte e leite.

  • Vagas limitadas : --
  • Modalidade : --
  • Carga horária : --
  • Recursos Didáticos : --
  • Aulas : --
  • Responsável : --
  • Local : --
  • Geolocalizador : --
INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

O CURSO

A técnica da inseminação artificial bovina vem crescendo anualmente, respaldada nos inúmeros benefícios para pecuária de corte e leite dos quais ressaltamos:

·      Possibilidade da utilização de touros produtores já desaparecidos (óbito) através do sêmen congelado envasado em palhetas e acondicionadas em botijões de nitrogênio líquido.

·      Produção de bezerros filhos de touros provados com avaliação de DEPs e CEIPs que ficam alojados em centrais de coleta, possibilitando ter progênies do mesmo sem a necessidade de o touro encontrar-se na propriedade. Incrementando assim o melhoramento genético do rebanho, destacando que um touro pode ter vários filhos no ano dentro de uma propriedade e a vaca apenas um bezerro carregando sua carga genética.

·      Diminuição de custos referentes a manutenção dos touros na propriedade sabendo que o tempo de serviço desses animais muitas vezes são inferiores a um terço do ano todo. Com ocorrências de brigas, machucados, enfermidades, depreciação da estrutura física da propriedade como cercas e currais e o prejuízo maior relacionado até o óbito dos mesmos.

·      Viabiliza a utilização de raças taurinas, visando o cruzamento industrial e/ou tricross, otimizando o uso dos reprodutores sabendo que os mesmos podem não se adaptarem as condições adversas de clima, altitude, manejo e outras intempéries resultando na subutilização de um animal caro, inviabilizando a reprodução na propriedade pelos baixos índices de prenhezes no rebanho.

Vale ressaltar a padronização de rebanho associado com o controle administrativo da fazenda, podendo identificar e cadastrar os animais nascidos e seus respectivos pais. E com isso acompanhar e mensurar o aumento de produção através dos índices zootécnicos dos animais nascidos nas propriedades rurais.

Entre outras vantagens da inseminação artificial em bovinos, este curso tem como intuito principal o esclarecimento da técnica e o seu “como fazer”, da maneira correta. Com o aumento anual dos números de vacas inseminadas no Brasil e no mundo todo, percebe-se a clara demanda de profissionais aptos a realizarem a inseminação artificial.

Os alunos do curso se tornarão aptos para realizar a técnica da forma correta e consequentemente terão a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

O DIFERENCIAL

O IND é um centro de aprimoramento intelectual, educacional e profissional, sediado há mais de 17 anos no município de Marília, estado de São Paulo.

Com peculiar capacidade de aglutinar em seus projetos educacionais, expoentes do mundo do trabalho assim como membros da comunidade acadêmica (docentes, mestres e doutores) os cursos promovidos pelo IND caracterizam-se por promover a especialização e capacitação profissional com um viés de extrema praticidade e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no mundo do trabalho.

A coordenação dos cursos IND voltados à área de conhecimento da Medicina Veterinária fica sob responsabilidade da Coordenação de Cursos IND Biotecnologia ou IND Bio.

Com intuito de viabilizar ações conjuntas para produção e troca de conhecimentos bem como desenvolver trabalhos e projetos relativos às áreas de seus cursos, o IND Bio firmou parcerias estratégicas com instituições de reconhecida competência em sua área de atuação, dentre elas o Rancho Colina Real e o Laboratório Central Senepol.

Programação

1º DIA

· História e vantagens da inseminação artificial.

 

· Fisiologia reprodutiva da fêmea bovina.

 

· Conhecendo o aparelho reprodutivo da vaca.

 

· Manipulação do instrumental utilizado na inseminação.

 

2º DIA

· Aprender a transportar e utilizar o botijão de nitrogênio e seus acessórios.

 

· Organizar o local de trabalho.

 

· Assepsia do material utilizado na prática.

 

· Manejo racional das vacas e higienização das mesmas antes da I.A.

 

3º DIA

· Descongelamento das palhetas de sêmen.

 

· Manipulação cervical da vaca via retal.

 

· Passar o aplicador pela cérvix da novilha/vaca.

 

· Identificar os sinais do animal em cio.

 

4º DIA

· Técnicas para facilitar a I.A. e aumentar as taxas de fertilidade.

 

· Relatórios de controle.

 

· Inseminação passo a passo na prática.

 



AVISE-ME

Deixe seu e-mail para saber mais sobre este curso!