O CURSO
No mercado equestre os animais precisam se destacar nas provas para comprovarem seu valor, isto é, obterem bons índices de velocidade e resultados positivos, independentemente da modalidade escolhida, obedecendo a linhagem de cada indivíduo (trabalho e/ou velocidade). Isso também se aplica aos garanhões, que após as vitórias e consequente destaque individual, começam a despertar a procura por sua genética.
No caso dos garanhões essa genética é comercializada através do ejaculado, contendo os gametas masculinos (espermatozoides). Sendo assim, cada vez mais utiliza-se a coleta de sêmen em vaginas artificiais devido a inúmeras vantagens:
• Evita-se o deslocamento do animal, tanto o macho como fêmea a ser inseminada evitando-se acidentes no transporte.
• Exclui-se a possibilidade de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infecto contagiosas.
• Otimiza-se o ejaculado do animal através do fracionamento do volume total, disponibilizando-o para mais de uma égua.
• Possibilita-se o congelamento do ejaculado, obtendo-se uma espécie de “seguro” por tempo indeterminado, permitindo-se a utilização de material genético de animais já desaparecidos.
• Viabiliza-se economicamente a fertilização da égua baixando os custos.
Para realizar uma coleta de sêmen correta e de qualidade é preciso aprender o manejo do garanhão desde o momento de encabrestar o animal, retirá-lo da cocheira onde se encontra até sua condução ao manequim, proceder com a rufiação, mediante controle absoluto do animal antes e durante a coleta propriamente dita. Depois é preciso avaliar macro e microscopicamente o ejaculado, fracionar as doses e enviá-las corretamente ao cliente, provendo as melhores técnicas de transporte de sêmen refrigerado.
Com o nítido aumento da criação de cavalos de raça e dos esportes equestres, a demanda por profissionais capacitados do serviço de coleta, preparação e envio do sêmen refrigerado, está crescente na indústria do cavalo. Por isso a necessidade do profissional que tem interesse na área, buscar conhecimento com pessoas e empresas experientes.
Trata-se de uma técnica com excelentes resultados, desenvolvida durante mais de trinta anos, e hoje, sem dúvida, representa uma oportunidade de receita importante para os profissionais da área.
POR QUE ESTUDAR NO IND?
O IND é um centro de aprimoramento intelectual, educacional e profissional, sediado há mais de 17 anos no município de Marília, estado de São Paulo.
Com peculiar capacidade de aglutinar em seus projetos educacionais, expoentes do mundo do trabalho assim como membros da comunidade acadêmica (docentes, mestres e doutores) os cursos promovidos pelo IND caracterizam-se por promover a especialização e capacitação profissional com um viés de extrema praticidade e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos no mundo do trabalho.
A coordenação dos cursos IND voltados à área de conhecimento da Medicina Veterinária fica sob responsabilidade da Coordenação de Cursos IND Biotecnologia ou IND Bio.
Com intuito de viabilizar ações conjuntas para produção e troca de conhecimentos bem como desenvolver trabalhos e projetos relativos às áreas de seus cursos, o IND Bio firmou parcerias estratégicas com instituições de reconhecida competência em sua área de atuação, dentre elas o Rancho Colina Real e o Laboratório Central Senepol.
Programação
29.03.2023: 17 as 22 horas
Introdução.
Anatomia do Sistema Reprodutor.
Fisiologia da Reprodução.
Ciclo Estral da Égua.
Hormonioterapia.
Sazonalidade.
30.03.2023: 17 as 22 horas
Planejamento Estação de Monta.
Doadoras.
Ultrassonografia.
Endometrite.
Citologia/Cultura
Resolução de problemas cotidianos.
01.04.2023
7h: Revisão.
9h: Palpação com uso da ultrassonografia.
12h – 13:30hs: Almoço.
13:30hs: Palpação com uso de ultrassonografia.
17hs: Lanche da tarde e retorno ao hotel.
02.04.2023
7h: Aula sobre I.A. e coleta de sêmen.
9h: Palpação com uso de ultrassonografia.
12h – 13:30hs: Almoço.
13:30hs: I.A. e coleta de sêmen.
17hs: Lanche e entrega de certificados.
QUAL CONTEÚDO?
Os cursos de Extensão do IND Bio adotam abordagem metodológica diferenciada, destinada a preparar seus alunos para efetivamente compreenderem os conteúdos teóricos, correlacioná-los a situações do mundo real e, principalmente, aplicá-los no dia a dia profissional a fim de gerar resultados diferenciados.
Mediante utilização da metodologia de ensino-aprendizagem “maker”, o curso de Reprodução Equina, permite ao aluno aprofundar seu conhecimento nos seguintes temas:
· Endocrinologia da reprodução do macho.
Entendimento da fisiologia reprodutiva do garanhão, suas áreas atuantes e hormônios envolvidos: GNRH – FSH e LH. Células de Sertoli e Leydig.
· Anatomia do aparelho reprodutivo.
Conhecer as partes correlacionadas ao trato responsável a reprodução do animal, desde o sistema genital, glândulas acessórias até a não menos importante fossa da glande.
· Anamnese do garanhão.
Relatório com exame físico e genital do animal. Anamnese captando o máximo de informações para formação do histórico geral do indivíduo. E avaliação do comportamento do animal antes e na sala de coleta.
· Do encabrestamento na cocheira até a sala de coleta.
Manejo correto visando bem-estar do animal e segurança do mesmo e do técnico condutor. Entender o cabresto e guia adequada e suas funções compreendendo a melhor forma do animal expor todo seu potencial reprodutivo com cautela.
· Montagem da vagina.
Temperatura da água e da parte interna da vagina artificial. Pressão ideal e as variantes para cada animal e suas preferências.
· Preparação do microscópio e bancada do laboratório.
Aprender o correto funcionamento do microscópio óptico e suas partes individuais. Funções da mesa aquecedora na utilização de lâmina e lamínulas. E outros componentes como diluente e filtro.
· Coleta de sêmen.
Passo a passo na prática com diferentes garanhões.
· Análise macro e microscópico do ejaculado.
Volume, coloração e densidade. O que considerar sobre as avaliações macro. Utilização do microscópio e câmara de Neubauer avaliando motilidade, vigor e concentração espermática.
· Envase e fracionamento das doses.
Recipiente de envase e suas identificações e informações necessárias. E sobre a quantidade necessária de espermatozoides viáveis por dose.
· Acondicionamento e envio do sêmen.
Caixas de isopor, suas funções e temperaturas ideais de manutenção por volume envasado durante o transporte. Utilização dos gelos com gel eutético. Detalhes na identificação e logística.
Docentes
Fernando Vieira da Costa
Sócio proprietário do Rancho Colina Real e Diretor do IND.
Médico Veterinário há 33 anos, graduado pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialização em Equinos pelo Jockey Club de São Paulo e pela Colorado State University (Fort Collins, Colorado/EUA).
Ivan Verdussen de Oliveira Neto
Mestre em Biotecnologia da Reprodução Animal – FMVZ/UNESP – Botucatu/SP
Mestre em Biotecnologia da Reprodução Animal – FMVZ/UNESP – Botucatu/SP. Sócio proprietário da Quinta do Macau, trabalhando com produção e reprodução animal.
BRUNA NANZER
Médica Veterinária graduada (2009-2013) pelo Centro universitário d Fundação de ensino Octávio Bastos (UNIFOEB).
Residente em reprodução equina (2014) pela Central de Reprodução equina EQUUS EQUINE SERVICES – Novo Horizonte- SP . Especialização nos EUA em Clinica e Reprodução equina: Red River Reproduction Center e CP Recipient Mare Services (Texas). Atualmente trabalhando com reprodução equina desde 2016.
PROFª. DRª. ANELIZE DE SOUZA TRECENTI SANTANA
Doutora em clínica médica veterinária pela UNESP-FMVZ- Botucatu
Mestre em clínica médica veterinária pela UNESP-FMVZ- Botucatu
Especialista em clínica médica e médica e reprodução de grandes animais pela FAEF-Garça
Médica veterinária, formada em 2012 pela FAEF-Garça
AVISE-ME
Deixe seu e-mail para saber mais sobre este curso!